Eu estava a procura de um modo de amostrar o meu trabalho e conseguir clientes, e claro tive a idéia que todas as TECNICAS DE UNHAS DE GEL tem :) , fiz uma página no facebook, e combinei com algumas amigas que eu faria as unhas delas e em troca elas amostravam a outras pessoas e ajudavam assim a divulgar o meu trabalho. Bem, eu fiz a minha parte e esperava que elas se empenhassem na parte delas, as minhas expectativas eram as seguintes:
. Queria que dessem GOSTO/LIKE na pagina, partilhassem e fizessem comentarios nas fotos que eram postadas, mas isso não correu como eu esperava... :(
Quando fiz a página, pensei que como tenho muitos amigos elas me ajudariam a divulgar. Que ILUSÃO! Tive que pedir um a um para que dessem gosto/curtir a página, alguns fizeram e outros "esqueceram", depois em cada foto postada, não custava nada fazerem um comentário, mas até a quem fiz as unhas não davam nem o gosto, NADA. Isto começou a ser frustrante, eu fazia meu trabalho de graça, gastava material com isso, e as pessoas achavam que estavam a fazer-me um grande favor emprestando as mãos para que eu "treinasse". Sinceramente? Já pratiquei muito no curso, e para treino existem aquelas mãos especificas para isso.
Uma pessoa quando decide ter o próprio negócio, seja qual for, não pode nem deve trabalhar de graça, quando isso acontece somos os primeiros a desvalorizar o nosso potencial. Precisamos ganhar dinheiro, estamos a gastar material e tempo.
Acho que as pessoas conhecidas deveriam EXIGIR pagar pelo nossos serviços, como forma de estimular e valorizar o nosso trabalho e empenho.
Sinceramente, agora não faço unhas a conhecidas, existe sempre aquele "pequeno" constrangimento na hora de pagar, como sabem que ja começo a ter as minhas clientes, querem fazer o pagamento, mas até eu fico sem jeito de receber. :(
A situação com as clientes é diferente e simples, fazemos nosso trabalho e elas pagam, se gostarem voltam para a manutenção, se não gostarem nunca mais as vejo, simples assim :)
Tenho 2 clientes que alguem da familia delas faz unhas de gel, mas elas preferem vir fazer comigo, justamente por esse "pequeno constrangimento" na hora de pagar, elas querem fazer o pagamento, mas a familiar fica sem jeito de receber, sendo assim elas tambem sentem-se pouco a vontade em reclamar de algo, ou pedir determinado tipo de decoração. Enfim é ruim para os dois lados e bom pra mim que ganhei essas duas clientes :)
Resumindo, hoje em dia quando uma conhecida pede-me para fazer-lhes as unhas digo logo que não tenho tempo. TRABALHAR DE GRAÇA? NÃO OBRIGADO!

Nenhum comentário:
Postar um comentário